domingo, 15 de maio de 2011

CUT/BA FORMAÇÃO DE FORMADORES DA CUT

09/05/2011 - CUT-BA discute desafios e perspectivas do Plano Nacional de Formação, em Salvador(BA)
CUT-BA discute desafios e perspectivas do Plano Nacional de Formação, em Salvador(BA)
Escrito por: Daniella Sinotti

A 2° Oficina de Planejamento do Coletivo de Formadores da CUT-BA foi realizada na sexta e sábado, dias 6 e 7 de maio, em Salvador. O evento contou com a participação de dirigentes sindicais da capital e do interior, de segmentos diversos. Na ocasião, foram discutidos os desafios e perspectivas para a gestão do Plano Nacional de Formação da CUT. O encontro foi coordenado pela secretária de Formação da CUT-BA, Conceição Borges e contou com a participação do assessor da Secretaria Nacional de Formação da CUT, Martinho Conceição (foto). O presidente da CUT-BA, Martiniano Costa, fez uma saudação no início do evento.
O envolvimento de novos dirigentes sindicais nos quadros de formação da CUT foi elogiado por Conceição Borges, que avalia que é o papel da formação é fundamental para que a CUT consiga implementar as suas políticas  e alcançar seus objetivos. Ela também criticou o afastamento de lideranças de tradicionais sindicatos das atividades formativas. “É importante que todos participem, pois é preciso socializar os acúmulos de experiências para os novos formadores”, avaliou.
As estratégias políticas nacionais de Formação foram trabalhadas por Martinho Conceição, que elencou os três eixos que orientam a Formação da CUT: disputa de hegemonia na sociedade, fortalecimento da estrutura sindical e desenvolvimento sustentável. “A estratégia de Formação é principalmente de qualificar dirigentes e formadores, num contexto em que se acirra a disputa em torno do modelo de desenvolvimento no qual se implica o modelo do estado e o controle social”, citou, entre outros pontos.
Cinco programas de desenvolvimento da Formação foram trabalhados por Martinho durante o evento: Formação de Formadores; Organização e Representatividade Sindical de base; Negociações e Contratos Coletivos; Desenvolvimento de Políticas Públicas e Ações Regionais; Sindicalismo e Política Internacional.

Sábado, 07/05 - No segundo dia do evento, o dirigente do Sindicato do Ramo Químico e Petroleiro, Cedro Silva, abordou questões referentes a Economia Solidária na Bahia. No mesmo dia, o coordenador de Finanças da Escola Nordeste da CUT Marise Paiva e secretário geral da CUT-BA, Manoel Messias do Vale, socializou informações sobre a Oficina do Trabalho Decente da CUT, realizada em Pernambuco, nos dias 4 e 5 de maio.

MARCIO VILAS BOAS, PRESIDENTE DO SINSP TOMOU O CURSO DE FORMAÇÃO DA CUT/BA. PARA SE APERFEIÇOAR NO QUE DIZ RESPEITO A SER SINDICALISTA, E TROCAR EXPERIENCIAS COM OS OUTROS PRESIDETES DE SINDICATOS DIVERSOS.










Nenhum comentário:

Postar um comentário